A Santa Casa de Misericórdia de São Bento do Sapucaí, entidade Filantrópica, está localizada no município de São Bento do Sapucaí, que tem aproximadamente 12.500 habitantes, situado na divisa com o estado de Minas Gerais, próximo de varias cidades como, a paulista Santo Antonio do Pinhal e as mineiras Sapucaí Mirim, Paraisópolis, Gonçalves, Consolação, Conceição dos Ouros e Brasópolis.
São Bento do Sapucaí é uma cidade turística situada na serra da Mantiqueira, com sua maior atração a Pedra do Baú, que recebe inúmeros praticantes de esportes radicais, e com diversas cachoeiras, além disso, a sua economia também é arrimada na agropecuária, sobressaindo na agricultura à bananicultura e na pecuária a atividade leiteira.
A cidade é via de ligação entre o Vale do Paraíba e o Sul de Minas (sendo cortada por uma rodovia com grande movimento). Além disso, o Município detém o título de Estância Climática, com foco em esportes radicais, tais como: montanhismo, rapel, vôo livre, corridas de motocicletas e bicicletas em estradas não asfaltadas. Com isso, os índices de acidentes em nossa instituição ultrapassam em muito a média esperada para a população local. A estimativa populacional é de 35.000 habitantes, considerando a população flutuante.
A manutenção da Santa Casa, em toda sua estrutura e funcionamento, despesas com salários de funcionários e repasse de pagamento para os médicos que trabalham fornecedores e outros custos, vêm de contratos com empresa de plano de saúde, convênios com a prefeitura para custeio do pronto atendimento e principalmente do Sistema Único de Saúde, doações com carnês de sócios colaboradores e outros convênios.
A Santa Casa de Misericórdia de São Bento do Sapucaí conta com 40 leitos, ficando assim distribuídos:

Clínicas

SUS

Outros Convênios

Clínica Médica 12 06
Clínica Cirúrgica 04 03
Clínica Obstétrico-ginecológica 06 04
Clínica Pediátrica 02 03

Total

24

16

Clientela assistida:

1 Convênio com SUS: 90%
2 Outros convênios e particular: 10%

Área de Atuação:

Externa: Sapucaí Mirim, Gonçalves, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Consolação e Santo Antonio do Pinhal;
Interna: Cidade e toda zona rural do município de São Bento do Sapucaí.

Área de transferência para pacientes do SUS:

Estado de São Paulo: Taubaté, Campos do Jordão, Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e São Paulo, sendo nossa regional Taubaté
Minas Gerais: Itajubá, Pouso Alegre e Belo Horizonte.

Missão

Oferecer leitos e serviços hospitalares a todos os clientes com qualidade e rapidez, valorizando e capacitando de forma sistêmica seus profissionais e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida do ser humano promovendo o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, política, religião, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação e sempre dentro dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Visão

Ser o melhor hospital com procedimentos de baixa e média complexidade da região e conquistar sempre os nossos clientes através de dedicação e comprometimento. Mantendo a nossa filosofia de trabalho com padrão de qualidade dos nossos serviços, fazendo com que a Santa Casa seja sinônimo de solidez e credibilidade, sempre se renovando para agradar aos clientes com propostas criativas, a fim de que sejam atendidos nas suas expectativas e ansiedades de maneira responsável e profissional.

Valores

A Santa Casa conduz sua gestão orientada e motivada por mudanças e princípios éticos, voltada à assistência a saúde.

Diretoria

Provedor: Luiz Fernando Ferreira
Vice Provedor: Marcos Antônio da Silva
Diretor Superintendente: Dr. João Carlos Ferreira
Vice-Diretor Superintendente: Dr. Helder Lúcio Fernandes de Azevedo
Diretor Vogal: Cristiano Marcus Teixeira da Rosa
1ª Secretária: Lourdes Maria da Silva
2º Secretário: José Marcondes Barbosa
1º Tesoureiro: Paulo César de Azeredo
2º Tesoureiro: Antônio Dimas da Silva

 

Conselho Fiscal

Ruy Benedito de Oliveira
Benedito Pereira da Silva Filho
Marcos Antônio Ferreira de Oliveira
Silva Souto Canellas Ferreira
Antônio Hugo de Souza
Marcus ErthalMonnerat