A Santa Casa de Misericórdia de São Bento do Sapucaí, entidade Filantrópica, está localizada no município de São Bento do Sapucaí, que tem aproximadamente 12.500 habitantes, situado na divisa com o estado de Minas Gerais, próximo de varias cidades como, a paulista Santo Antonio do Pinhal e as mineiras Sapucaí Mirim, Paraisópolis, Gonçalves, Consolação, Conceição dos Ouros e Brasópolis.
São Bento do Sapucaí é uma cidade turística situada na serra da Mantiqueira, com sua maior atração a Pedra do Baú, que recebe inúmeros praticantes de esportes radicais, e com diversas cachoeiras, além disso, a sua economia também é arrimada na agropecuária, sobressaindo na agricultura à bananicultura e na pecuária a atividade leiteira.
A cidade é via de ligação entre o Vale do Paraíba e o Sul de Minas (sendo cortada por uma rodovia com grande movimento). Além disso, o Município detém o título de Estância Climática, com foco em esportes radicais, tais como: montanhismo, rapel, vôo livre, corridas de motocicletas e bicicletas em estradas não asfaltadas. Com isso, os índices de acidentes em nossa instituição ultrapassam em muito a média esperada para a população local. A estimativa populacional é de 35.000 habitantes, considerando a população flutuante.
A manutenção da Santa Casa, em toda sua estrutura e funcionamento, despesas com salários de funcionários e repasse de pagamento para os médicos que trabalham fornecedores e outros custos, vêm de contratos com empresa de plano de saúde, convênios com a prefeitura para custeio do pronto atendimento e principalmente do Sistema Único de Saúde, doações com carnês de sócios colaboradores e outros convênios.
A Santa Casa de Misericórdia de São Bento do Sapucaí conta com 40 leitos, ficando assim distribuídos:

Clínicas

SUS

Outros Convênios

Clínica Médica 12 06
Clínica Cirúrgica 04 03
Clínica Obstétrico-ginecológica 06 04
Clínica Pediátrica 02 03

Total

24

16

Clientela assistida:

1 Convênio com SUS: 65%
2 Outros convênios e particular: 35%

Área de Atuação:

Externa: Sapucaí Mirim, Gonçalves, Paraisópolis, Conceição dos Ouros, Consolação e Santo Antonio do Pinhal;
Interna: Cidade e toda zona rural do município de São Bento do Sapucaí.

Área de transferência para pacientes do SUS:

Estado de São Paulo: Taubaté, Campos do Jordão, Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, São José dos Campos e São Paulo, sendo nossa regional Taubaté
Minas Gerais: Itajubá, Pouso Alegre e Belo Horizonte.

Missão

Oferecer leitos e serviços hospitalares a todos os clientes com qualidade e rapidez, valorizando e capacitando de forma sistêmica seus profissionais e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida do ser humano promovendo o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, política, religião, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação e sempre dentro dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Visão

Ser o melhor hospital com procedimentos de baixa e média complexidade da região e conquistar sempre os nossos clientes através de dedicação e comprometimento. Mantendo a nossa filosofia de trabalho com padrão de qualidade dos nossos serviços, fazendo com que a Santa Casa seja sinônimo de solidez e credibilidade, sempre se renovando para agradar aos clientes com propostas criativas, a fim de que sejam atendidos nas suas expectativas e ansiedades de maneira responsável e profissional.

Valores

A Santa Casa conduz sua gestão orientada e motivada por mudanças e princípios éticos, voltada à assistência a saúde.

Diretoria

Provedor: Marcos Lourenço Pereira
Vice-Provedor: Marcos Antonio da Silva
Diretor Vogal: Luiz Fernando Ferreira
1ª Secretária: Lourdes Maria da Silva
2º Secretário: José Marcondes Barbosa
1º Tesoureiro: Paulo César de Azeredo
2º Tesoureiro: Antônio Dimas da Silva

 

Conselho Fiscal

Ruy Benedito de Oliveira
Benedito Pereira da Silva Filho
Marcos Antônio Ferreira de Oliveira
Silva Souto Canellas Ferreira
Antônio Hugo de Souza
João Baptista Moreira Costa